segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

VIVENCIANDO A CONSCIÊNCIA PURA

        Ensinamentos de Eckhart Tolle

VIVENCIANDO A CONSCIÊNCIA PURA


Sempre que observamos a mente, livramos a consciência das formas da mente, criando aquilo que chamamos o observador ou a testemunha. Conseqüentemente, o observador - que é a pura cons­ciência além da forma - se torna mais forte e as formações mentais se tornam mais fracas.



Quando falamos sobre observar a mente, estamos personalizan­do um fato de verdadeiro significado cósmico porque, através de você, a consciência está despertando do seu sonho de identificação com a forma e se retirando da forma. Isso é o prenúncio - e tam­bém parte - de um acontecimento que provavelmente ainda está num futuro distante, no que diz respeito ao tempo cronológico. Esse acontecimento é conhecido como o fim do mundo.
PARA FICARMOS PRESENTES no dia-a-dia, ajuda muito estar­mos profundamente enraizados dentro de nós. Do contrário, a mente, que tem um impulso inacreditável, nos arrastará com ela, tal como um rio caudaloso.
Significa ocupar o corpo completamente. Ter sempre a aten­ção concentrada no campo energético interipr do corpo. Sentir o corpo bem lá no fundo, como se diz. A consciência do corpo nos mantém presentes. Ela nos dá uma base firme no Agora.
O corpo que podemos ver e tocar não consegue nos conduzir para dentro do Ser. Mas esse corpo visível e palpável é só uma casca, ou melhor, uma percepção limitada e distorcida de uma rea­lidade mais profunda. Em nosso estado natural de conexão com o Ser, essa realidade mais profunda pode ser sentida, a cada momen­to, como o corpo interior invisível, que é a presença viva dentro de nós. Portanto, "habitar o corpo" é sentir o corpo bem lá no fundo, de modo a sentir a vida dentro dele e, assim, perceber que somos algo mais além da forma exterior.
Enquanto sua mente absorver toda a sua atenção, você não con­seguirá estar em conexão com o Ser. Quando isso acontece - e acontece sem parar para a maioria das pessoas -, você não está em seu corpo. A mente absorve toda a sua consciência e a transforma em matéria mental. Você não consegue parar de pensar.



Para se tornar consciente do Ser, você precisa ter de volta a cons­ciência aprisionada pela mente. Essa é uma das tarefas mais essen­ciais na sua jornada espiritual. Ela vai libertar grandes porções de consciência que antes estavam presas nos pensamentos inúteis e compulsivos. Uma forma muito eficaz de realizar essa tarefa é desviar o foco da atenção do pensamento e dirigi-lo para o interior do seu corpo, onde o Ser pode ser percebido, numa primeira etapa, como o campo de energia invisível que dá vida àquilo que você entende como o seu corpo físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário